INÍCIO > BLOG > Planejamento financeiro para 2019: o caminho para o sucesso da empresa
Blog linkedin fb 01.1

Planejamento financeiro para 2019: o caminho para o sucesso da empresa

Postado Seg, 11 de Fevereiro de 2019, 08:19:00

Adotar um planejamento financeiro para 2019 é a melhor forma de iniciar as atividades da empresa no caminho certo. O plano tem a função de delimitar os objetivos em médio e longo prazo, estabelecer estratégias para obter maior lucratividade e reduzir as despesas.

Outro aspecto fundamental é a separação das contas pessoais e a da companhia. Esse é um problema que afeta muitas organizações familiares e tem causado transtorno para pequenos, médios e grandes negócios. Continue a leitura e compreenda os principais passos para criar um planejamento financeiro para 2019!

 

O que é um planejamento financeiro?

O plano tem o propósito de traçar uma estratégia de controle para facilitar a tomada de decisões na empresa. Ele funciona como um guia sobre as receitas e despesas durante o ano e identifica os ajustes necessários para alcançar determinado objetivo.

O planejamento cria um hábito saudável em relação ao dinheiro e evita que a organização invista recursos em áreas que não são prioritárias. Por isso, é essencial delimitar o caminho, acompanhar os passos e evitar ao máximo desviar da rota traçada.

 

Como criar um planejamento financeiro para 2019?

É imprescindível que a organização crie um plano financeiro anual. Nele, serão determinados os limites de recursos disponíveis para investimentos, aumento de salários da equipe e viagens a negócio. Entenda como criar o planejamento financeiro para 2019:

 

Trace um objetivo

A organização deve ter um propósito principal para o ano e algumas metas secundárias. Se a intenção é investir na ampliação da empresa, por exemplo, esse objetivo precisa estar listado como a prioridade de aplicação dos recursos disponíveis.

Logo, também é necessário fazer uma projeção do valor necessário de investimento e identificar se ele já está disponível na conta da empresa ou quais serão os meios para obter a verba.

 

Conheça as despesas do negócio

O gestor da companhia precisa identificar quais são as despesas fixas e criar uma projeção de gastos no decorrer de cada período. Durante o verão, por exemplo, é comum ocorrer um aumento na conta de luz em função do uso de aparelhos condicionadores de ar.

Sendo assim, os primeiros meses do ano devem apresentar faturas maiores de energia elétrica. Portanto, essa diferença precisa estar prevista no planejamento financeiro. Também é recomendado considerar os custos variáveis do negócio, como o conserto de computadores, curso de capacitação dos funcionários, entre outros.

Ainda é preciso acrescentar ao plano as perspectivas de ganhos da empresa oriundos dos contratos já firmados e da previsão de novas negociações.

 

Diminua os gastos desnecessários

Muitas vezes, é possível reduzir as despesas da organização com pequenas atitudes. O gestor pode instruir a equipe para que todos apaguem as luzes quando deixam um determinado ambiente. Desligar o aparelho de ar-condicionado no horário dos intervalos também é uma maneira de economizar energia elétrica.

Outras medidas simples também podem poupar recursos ao longo do ano. Entre elas estão a troca dos copos descartáveis por xícaras e a impressão de documentos apenas quando é necessário fazer uma assinatura. Além de diminuir os gastos da empresa, esses gestos simples ajudam a proteger o meio ambiente.

 

Controle as finanças

Depois de finalizar o planejamento, é necessário controlar as receitas e despesas diárias do negócio. Essa é uma maneira de identificar se a companhia precisa ampliar as vendas para alcançar o seu objetivo, ou se necessita cortar mais gastos.

Além disso, deve existir uma separação entre a conta da empresa e as despesas pessoais do gestor como forma de evitar o uso incorreto dos recursos.

 

Criar um planejamento financeiro para 2019 é a melhor forma de conseguir conquistar os objetivos empresariais e alcançar o sucesso. Aproveite a visita ao site e conheça as principais causas da queda de muitas organizações!

 

Fonte:

Comentar

ENVIAR

0 Comentário(s)