De que forma recuperar uma empresa?
Postado Seg, 21 de Novembro de 2016, 16:07:00
Os desafios inerentes aos gestores de pequenas e médias empresas em nosso país são gigantes – em contrapartida ao nível de informação gerencial presente em sua organização interna. Gestores de pequenas e médias empresas precisam enfrentar muitos dilemas sobre os mais variados assuntos: contas a pagar, a receber, politicas financeiras, metas de vendas, metas de corte ou redução de despesas, processos de logística, suprimentos.
Em grandes empresas, apesar dos desafios constantes, as especializações dos profissionais, como também o nível de gestão de processos internos são eficazes, o que lhes garante uma performance diferenciada.
Os dilemas confrontados pelas PME’s – pequenas e médias empresas - muitas vezes requerem informações para a tomada de decisão que são ausentes, ou até mesmo intrínsecas – o que pode levar a decisões equivocadas e parciais, afetando o desempenho da organização.
Decisões tomadas, hora de colher os frutos... ou talvez as consequências. É notório que a crise é reconhecida a partir do momento que a empresa enfrenta dificuldades em saldar suas obrigações, mas isso não quer dizer que aí é o marco do início da crise empresarial. Como uma doença, muitos sintomas estão envolvidos, e que podem ser identificados e tratados de forma a prevenir a sua evolução. A identificação destes sintomas é um grande passo para a resolução da crise em curto e médio prazo, reduzindo significativamente o seu impacto.
Mas e quando a crise já está instalada? Vemos com frequência que o empresário se concentra muito profundamente na questão financeira, às vezes até deixando de lado todas aquelas esferas adicionais da empresa. Ou seja, ao tentar resolver um problema financeiro, acaba gerando outros mais ligados a produção, a vendas, ao pessoal, ao estoque, que estão ligados mas que no ímpeto de tentar resolver o problema “caixa”, se deixa de lado a “performance”.
O objetivo central deste blog, portanto, é discutir a gestão da crise abertamente, focada na administração de pequenas e médias empresas de todos os segmentos, que se encontram em uma situação inesperada. Como identificar e tratar os sintomas, a causa, qual será o processo de recuperação de valor ideal a cada caso, e, se necessário, quais as medidas legais e cabíveis que asseguram a sua empresa em casos mais graves.
Fonte: O AUTOR
Comentar
0 Comentário(s)